Cada vez mais, os diferentes sistemas e aplicações que dão suporte ao negócio necessitam de interagir entre si de forma a criar valor na cadeia de funcionalidades e de informação de uma empresa.
Os princípios orientadores de uma arquitectura de serviços permitem que diferentes sistemas em ambientes e tecnologias heterogéneas interajam entre si de forma normalizada através de interfaces de serviços bem definidos.
A EF tem uma larga experiência na integração das suas soluções em ambientes heterogéneos com múltiplas soluções de backend. Para tal, tem desenvolvido ao longo dos anos portfólio de conectores flexíveis que se acoplam através de interfaces bem definidas com sistemas de terceiros. O modelo arquitectural das nossas soluções potencia a reutilização desses. Em situações em que o cliente tem sistemas específicos, é possível desenvolver facilmente conectores à medida que integram de modo transparente as soluções finais com a base tecnológica existente no cliente. Exemplos de conectores típicos de integração: MQSeries, Webservices, SNAGw, FTP, email, JDBC, Flexcube generic gateway SIBS MFT e PRT, entre outros.
As nossas soluções integram-se com soluções de terceiros através de conectores e disponibilizam serviços que podem ser facilmente reutilizados por soluções de terceiros.
O Flexcube é um sistema de core Bancário sobre o qual a EF desenvolveu competências, não só ao nível da implementação (parametrização e testes da solução), mas também ao nível da integração e extensão de funcionalidade através de:
A plataforma multicanal de Banca electrónica da EF integra-se com diferentes sistemas de backend através de conectores para diversos sistemas centrais de Banca. Simultaneamente esta plataforma exporta serviços que podem ser facilmente integrados e reutilizados por soluções de terceiros.
Gateway de integração com SIBS e EMIS, através do PRT (Protocolo a Real-Time) e MFT (MULTIBANCO File Transfer).
A solução desenvolvida pela EF é extensível e adaptável a cada banco, através da implementação de conectores específicos de ligação aos seus sistemas centrais e da parametrização dos módulos que traduzem os seus requisitos específicos. Esta solução cobre as seguintes vertentes:
Gateway de integração e processamento de ficheiros de integração com a UNICRE. Esta solução é extensível e adaptável, através de conectores, às especificidades de cada Banco e dos seus sistemas centrais.
Integração de sistemas de core Banking com a rede SWIFT através de gateways de processamento de mensagens.
A solução desenvolvida pela EF providencia um meio de comunicação entre instituições de crédito e seguradoras. Visa dar resposta ao cumprimento das obrigações de prestação de informação decorrentes do Decreto-Lei 222/2009, de 11 de Setembro.
Integração de sistemas de core Banking com a rede SWIFT através de gateways de processamento de mensagens.